terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ATÉ ONDE VAI A IGNORÂNCIA DE UM POVO E OS INTERESSES DOS CANDIDATOS?


Para iniciar, eu perguntaria a todos os envolvidos de um lado e do outro, o que é politica e quais as atribuições do prefeito e vereadores? E isto não vale apenas para o município em que atualmente estou, mas vale para que todos os meus amigos percebam e reflitam. Certamente serão poucos os que conseguirão responder, inclusive, até mesmo muitos candidatos não sabem seus deveres e obrigações, o que se torna mais feio ainda, pois os eleitores não saberem é até compreensível diante da falta de formação política nas instituições sociais como família e escola, mas principalmente pela própria falta de interesse destes, que por acharem a política “suja” (e tenho que concordar com isso, pois não é mentira), acham que não tem mais jeito e que tanto faz como tanto fez o seu voto. Ou que basta alguém dá um presentinho para que no dia das eleições seja garantido o voto.

Povo, este direito de voto, de participação popular na escolha dos representantes e governantes foi suado e a gente o estraga por miseras migalhas que nos tiram o direito de cobrar durante quatro anos. Se acharmos que eles (candidatos) não prestam porque compram votos, eu digo quem não presta somos nós (eleitores) que aceitamos mesmo sabendo que é errado e que isso tira a possibilidade de reivindicação, o que é muito difícil de fazer aqui neste município, pois muitos se preocupam mais em manter seus cargos do que no bem estar social e coletivo.

De nada adianta essas brigas e intrigas nas redes sociais, tentando justificar que um é melhor que o outro, se referindo aos movimentos que fazem como maiores e com maior quantidade de pessoas, o que eu queria ver de verdade é este povo discutindo os planos de governo destes candidatos, mostrando quais são os melhores e quais podem garantir a melhoria dos direitos básicos da população nos municípios: saúde, educação, segurança, lazer, moradia, trabalho e etc. Se vacilar este povo nem sabe qual é o plano de governo de seus candidatos.

Minimamente são esses os direitos que temos, mas que neste pouco tempo que moro em Souzel e neste mais de meio século de emancipação do município, os governantes não conseguiram garantir para a população. Por quê? Só Deus sabe! Por que se cada um deles tivesse feito um pouquinho sequer já estaríamos bem mais desenvolvidos como município e como pessoas.

Dar voto às pessoas apenas por terem feito suas obrigações é besteira, é parte de suas funções desenvolverem minimamente o município e garantir minimamente a cidadania para o povo. Votar por favores pessoais da mesma forma, apesar de serem feitos que garantam a vida de amigos, parentes e etc. e outros favores pessoais de suma importância que muitas vezes salvam vidas, não podemos deixar de lado a realidade de um município e das outras milhares de vida que nele vive. Vejo e analiso da seguinte forma, se fossem investidos todos os recursos que viessem para suas devidas áreas, ou que nossos gestores conseguissem garantir a melhoria dos direitos básicos, certamente não seria necessário que a população fosse se humilhar nas portas de um e de outro pedindo ajuda porque no município, na região e no estado não existem locais públicos que possam garantir o atendimento sem a intervenção politica, como se fossem espaços privados onde basta uma ligação para uma ação.
Não povo, somos mais que isso e não devemos nos prender a favores que considero importante, mas que ao mesmo tempo refletem o descaso dos governantes e ai falo das várias esferas políticas, local, regional, estadual e nacional que nos esquecem em nossos municípios e localidades e nessa época de campanha lembram-se da gente por precisar da nossa participação, e não posso deixar de falar, essa participação que vai durar 4 anos. Se não for feita direito e não temos muita opção para isso, a não ser apostar em alguém, pois não é preciso nem fazer análise dos candidatos para saber que podem ou não “quebrar” mais ainda este município que já deveria pelo seu tamanho está bem desenvolvido.

Desta forma, digo vamos pensar, analisar, pesquisar as atribuições dos candidatos, conhecer planos de governo e os próprios candidatos, para que possamos criticamente decidir nosso voto. Precisamos perceber se realmente estes estão comprometidos com Senador José Porfírio ou se apenas estão para atender os interesses de dirigentes do partido e da coligação, pois tenham certeza que cargos já foram divididos. Tenham certeza que dessa pizza sobrou para a população apenas as azeitonas, as migalhas da massa, e os milhos e ervilhas que ficam na embalagem. Espero muito que eu esteja enganado, espero que tudo que direciona a negatividade política seja mentira minha e que a população sim, saiba o que é politica e quais as funções de prefeito e seu vice e dos vereadores, que a população esteja discutindo os planos de governo pensando na melhoria da cidade e não pensando no bem individual ou familiar.

Mas o que espero mesmo é que este município se desenvolva, que independente de quem ganhe que este faça o melhor pelo coletivo independente de ter apoiado ou não, e que ponha pessoas capacitadas para exercer as funções públicas de grande importância e que de preferência que sejam pessoas comprometidas e preocupadas e melhorar e não apenas para “mamar” e que de preferência que alguns cargos pudessem ser ocupados apenas por eleições para que seus ocupantes não ficassem presos sem autonomia de poder cobrar devidos seus cargos comissionados.

Que sejam garantidos os direitos básicos à população e principalmente pensados políticas para a juventude, para o desenvolvimento sustentável da zona rural em especial distrito da Ressaca distante e esquecido, e principalmente políticas que desenvolvam o município e garantam a possibilidade de permanência a seus moradores que a cada dia vão indo embora devido à falta de oportunidade e não possibilidade de sustentabilidade individual ou familiar.

Erick Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário